PROSPECÇÃO
Desde que a pandemia começou, muitas foram as transformações que já aconteceram ou que estão ocorrendo. Uma das principais mudanças que caracterizam o “novo normal” é, sem dúvida, a forma como nos relacionamos. E isso não vale apenas para o aspecto pessoal: no âmbito profissional, em um contexto de escassas oportunidades de encontros presenciais, é preciso investir no networking virtual.
Grandes eventos corporativos, como feiras, que são ocasiões ideais para fazer ótimos contatos profissionais, infelizmente, não devem acontecer por enquanto. Por outro lado, os relacionamentos precisam continuar sendo ativados. Ou seja, trata-se do momento de encontrar meios de começar a fazer ou intensificar os contatos online.
No entanto, para criar uma boa rede profissional e alavancar os resultados, não basta, por exemplo, entrar no LinkedIn e fazer conexões em massa, disparando para todos os lados, sem nenhuma estratégia.
Por essa razão, neste artigo vamos tratar sobre a tendência do networking virtual e a sua importância agora — e também no futuro —, além de trazer algumas dicas para você construir bons relacionamentos profissionais virtuais.
Por que o networking virtual precisa entrar para a rotina?
Sobretudo em função da necessidade de distanciamento social, a pandemia acelerou vários processos, muitos deles relacionados à inovação e à transformação digital. E-commerce, vendas remotas, uso de novos meios de pagamentos, trabalho no home office são alguns deles.
A lista é longa e está associada também a importantes mudanças de comportamento às quais precisamos estar atentos para conseguirmos direcionar esforços para ter sucesso nesse “novo” mundo. Nesse sentido, adaptar a forma de fazer negócios é uma necessidade e isso inclui fazer contatos e encontrar clientes em potencial.
Impulsionado pela necessidade de possibilitar que os profissionais aumentem suas conexões e possam, além de interagir, colaborar juntos, um desses passos é o networking virtual. Quer entender melhor por que ele deve entrar na sua rotina?
Buscar novas formas de ativar relacionamentos
Conferências, feiras e eventos de nicho são grandes oportunidades para se conectar com outras pessoas. Porém, no atual contexto, é pouco provável que possamos ir a locais como esses presencialmente nos próximos tempos, já que aglomerações não são recomendadas em razão do alto risco de contaminação.
Por outro lado, relacionar-se é fundamental para os negócios. Sendo assim, o networking virtual é a forma possível, hoje, de ativar relacionamentos e não ficar isolado sem uma rede com novos contatos interessantes e promissores.
Desenvolver parcerias para crescimento conjunto
Assim como o tradicional, o networking virtual também é muito importante para desenvolver parcerias estratégicas — que se tornaram ainda mais valiosas no mundo dos negócios pós-pandemia.
O intuito de fazer parcerias é beneficiar o outro e ter benefícios (o famoso ganha-ganha). Portanto, contar com uma boa rede de contatos nesse momento pode ajudar a encontrar novas vias para ir em busca de bons resultados.
Abastecer o topo do funil e conseguir mais leads
O networking virtual também é um ótimo recurso para conhecer pessoas interessadas no seu produto ou serviço e abastecer o topo do funil de vendas. Assim como nos eventos presenciais, você também pode abordar potenciais clientes e se apresentar, mostrando como pode ajudá-los, de forma virtual.
A aproximação é, de certa forma, diferente, é claro, mas a finalidade é a mesma: envolver prospects na sua rede de contatos para conseguir, ao final, converter mais leads e atingir as metas de vendas.
Como fazer networking virtual: confira 4 dicas para expandir a sua rede de contatos
Agora que você já sabe por que está mais do que na hora de investir no networking virtual, a pergunta é: como se relacionar com a ajuda da tecnologia e da internet e expandir a sua rede de contatos profissionais? Vamos às dicas!
1. Utilize as redes sociais estrategicamente
As redes sociais, principalmente, o LinkedIn já vêm sendo muito utilizadas para criar relações profissionais e são um ótimo “lugar” para buscar e identificar pessoas que vale a pena conhecer. No entanto, como você utiliza essa ferramenta? Definiu uma estratégia de Social Selling, está monitorando os resultados?
Para aproveitar o máximo das redes sociais nesse sentido, é necessário utilizá-las estrategicamente e com consciência — e não de modo intuitivo. Assim como outras formas de abordagem, essa também exige planejamento, estabelecimento de metas e avaliação dos números.
Em relação ao LinkedIn, por exemplo, é pouquíssimo efetivo enviar uma conexão e, assim que for aceita, uma mensagem de vendas ou um pedido de reunião. Com a migração de boa parte dos esforços de prospecção para essa rede, o que funciona é construir uma cadência de interações combinada à produção de conteúdo. Assim, de fato será criado um relacionamento que leve aos resultados.
Com o apoio do Marketing, inclusive, é possível fornecer insights para conquistar a atenção do seu prospect, como casos de sucesso, pesquisas sobre o setor, guias informativos, entre outros.
2. Participe de eventos online
Embora seja uma ferramenta crucial, nem sempre fazer contato nas redes sociais é suficiente para envolver as pessoas e se aproximar de fato. Por isso, é fundamental participar de eventos online — aqueles que estão sendo pensados justamente para substituir os encontros presenciais e que tem, logo, a mesma finalidade: reunir pessoas com interesses semelhantes.
Essas oportunidades podem ser menos efetivas em quantidade, mas, certamente, oferecem mais qualidade e, assim, as chances de você realmente se conectar com as pessoas e encontrar prospects ou parceiros aumentam significativamente.
Vale lembrar que também os eventos estão se adaptando para proporcionar essas interações entre os participantes, que presencialmente aconteciam na hora do cafezinho, nas visitas aos estandes e nas dinâmicas propostas nas palestras.
3. Promova encontros online
Uma das principais estratégias de muitas empresas para fazer networking virtual está sendo realizar seus próprios eventos online, como lives e webinars. A estratégia de marketing tem se mostrado efetiva entre muitas organizações, que conseguiram encontrar maneiras próprias e criativas de realizar esses momentos.
É uma oportunidade, até mesmo, de gerar valor para clientes atuais, ao promover dinâmicas e interações entre eles por meio dos encontros organizados pela sua empresa.
Contudo, aqui também vale a dica de que não se trata de fazer de qualquer jeito: a estratégia precisa ser pensada de modo que você consiga realizar uma série de eventos que atraiam contatos interessantes para o seu negócio. É hora de ser criativo e pensar fora da caixa. Afinal, estamos também saturados de lives nas redes sociais depois de um ano de pandemia.
Então, a pergunta é: que tipo de encontro virtual sua empresa poderia promover e que geraria o maior valor para o público? A resposta pode ser uma reunião fechada para troca de experiências, um bate-papo com um especialista do mercado, uma feira virtual de relacionamento, entre tantas outras possibilidades.
4. Seja adepto do networking virtual com propósito
Por fim, é importante destacar que o networking, para fazer sentido e trazer os resultados esperados, precisa sempre ser feito com propósito, seja no presencial ou no digital. Ao trabalhar para criar uma rede de contatos, a finalidade deve sempre ser aquela de construir relações duradouras e benéficas para ambas as partes.
Aliás, se pensarmos um pouco, essa postura tem tudo a ver com o momento que vivemos, no qual precisamos nos esforçar para nos manter conectados e próximos, ainda que distantes fisicamente, e nos unir para superar os desafios e seguir em frente.
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Hora de aumentar a rede de contatos!
Como vimos, não há previsões concretas de quando poderemos ter feiras e eventos presenciais nos quais possamos nos conectar com potenciais clientes e parceiros. Portanto, é hora de encarar que as interações online precisam fazer parte da rotina semanal de cada vendedor. Participação frequente em eventos, ativação estratégica de contatos via redes sociais e agendamento de conversas de relacionamento precisam estar na agenda, com foco no curto, médio e longo prazo.
E, se você é a liderança da área, garanta que os profissionais de vendas tenham todas as ferramentas necessárias para que isso aconteça, como materiais, scripts, e processos documentados. Mais do que nunca, precisamos apostar no poder do relacionamento para conquistar os resultados necessários!
Fonte:
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