RELAÇÃO DE TROCA
Poder de compra é o pior desde julho de 2016.
O atual poder de compra de pecuaristas paulistas frente ao milho é o pior desde junho de 2016. Segundo pesquisadores do Cepea, nem mesmo as altas nas cotações do boi gordo ao longo de abril vêm ajudando a melhorar a relação de troca de arroba por um dos principais insumos de alimentação. Isso porque as valorizações do milho têm sido ainda mais fortes.
Conforme boletim informativo do Cepea, os pesquisadores ressaltam que esse cenário é observado justamente em um período em que pecuaristas intensificam o uso de grãos na alimentação animal, tendo em vista a entrada do período mais seco do ano. Considerando-se os Indicadores CEPEA/B3 do boi gordo (estado de São Paulo) e ESALQ/BM&FBovespa do milho (Campinas – SP), enquanto no início de 2021 a venda de um quilo do boi gordo possibilitava a compra de 14,82 quilos de milho, neste mês de abril, o pecuarista consegue adquirir apenas 13,09 quilos do insumo. Em abril do ano passado, a venda de um quilo de boi rendia 15,08 quilos de milho, ou seja, a relação de troca atual está 13,2% pior. Em junho de 2016, a venda de um quilo de boi possibilitava a compra de apenas 12,75 quilos de milho.
Fonte:
Por: AGROLINK -Aline Merladete
Publicado em 29/04/2021 às 12:03h
https://www.agrolink.com.br/noticias/milho-valorizado-desfavorece-poder-de-compra-do-pecuarista_449462.html?utm_source=agrolink-clipping&utm_medium=email&utm_campaign=clipping_edicao_6901&utm_content=noticia&ib=y