Pandemia continua interferindo nos bens de consumo
A quinta edição do Winning Omnichannel, estudo anual da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, traz uma visão global abrangente de como as dinâmicas do FMCG (bens de consumo massivo) e do varejo se transformaram em 2020 e devem continuar nesse ritmo em 2021.
No início de 2020, esperava-se, por exemplo, uma continuação do crescimento de FMCG perto de 2,5%, e o que se viu foi um crescimento quatro vezes maior, para 10%, representando US$ 220 bilhões. Os fatores foram diversos, desde o movimento de estocagem no primeiro trimestre até a mudança contínua do consumo fora de casa para dentro, durante o resto do ano, e a falta de interações socias presenciais. Esses impactos foram sentidos em quase todas as regiões, países, canais, setores e categorias, com taxas de crescimento dobrando ou triplicando.
Já para 2021, com um cenário ainda incerto, sem definição sobre o fim de lockdown em alguns países, o estudo prevê dois cenários potenciais:
O primeiro: como seria o crescimento se permanecêssemos em bloqueio total durante todo o ano?
O segundo: como seria o crescimento se as restrições diminuíssem a partir do segundo trimestre?
E o que se pôde concluir é que ambos representam uma desaceleração no crescimento da FMCG; com o cenário um projetando crescimento de + 5,2% e o cenário dois + 2,2% globalmente.
A análise considerou o comportamento de consumo em 42 países e constatou que os eventos causados ??pela pandemia mudaram a forma de comprar FMCG.
Além disso, algumas das tendências vistas nos anos anteriores se aceleraram, enquanto outras se inverteram, como foi o caso da China Continental, que, ao contrário da maioria das outras regiões, testemunhou uma desaceleração no crescimento em 2020. Portanto, um retorno à vida sem bloqueio representaria um retorno mais rápido às tendências pré-pandemia e, portanto, uma aceleração no crescimento do FMCG.
Online continuará ganhando participação
De acordo com o Barômetro Covid-19 da Kantar, 45% dos consumidores afirmam que continuarão comprando nas lojas online que encontraram durante a pandemia.
Com base nos mesmos dois cenários, o online crescerá 38% no caso de permanência em bloqueio total, e de 28% no caso de bloqueio parcial. Mas qualquer uma dessas taxas de crescimento resultará em um canal bem acima de 8%, no final de 2021, conforme o gráfico abaixo:
Imagem de capa: iStock
Fonte:
SuperVarejo
12:45 - 12 de maio de 2021
https://www.supervarejo.com.br/materias/pandemia-continua-interferindo-nos-bens-de-consumo