Faturamento total das cinco maiores redes mineiras.
O grupo das cinco maiores empresas supermercadistas mineiras apresentou crescimento de 15,68% em 2019 e totalizou faturamento de R$ 19, 84 bilhões. É o que mostra a 43ª edição do Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado no início da noite desta quinta-feira (4).
Segundo o ranking, a rede Supermercados BH, com faturamento de R$ 6,99 bilhões, passou da sétima para sexta posição entre as maiores empresas supermercadistas do Brasil. O Grupo DMA, com as bandeiras EPA Supermercados e Mineirão Atacarejo, com R$ 4,17 bilhões de faturamento, também avançou passando da nona para a oitava posição.
A rede de atacarejo Mart Minas passou da 13ª para 10ª colocação, ao faturar R$ 3,52 bilhões em 2019.
Outra mudança entre as cinco maiores redes mineiras, segundo o ranking da Abras, é o grupo Super Nosso, que passou da 17ª para a 15ª posição, com faturamento de R$ 2,58 bilhões e, com esse desempenho, ultrapassou o Grupo Bahamas, de Juiz de Fora.
O Bahamas, no entanto, continua como a maior rede supermercadista mineira sediada no interior. O faturamento total foi de R$ 2,56 bilhões, assegurando assim, a 16ª posição e se mantendo entre os 20 maiores grupos supermercadistas do Brasil listados no ranking da Abras.
Ausência - Vale ressaltar que Grupo Big, ex Walmart, não forneceu os dados para o levantamento da Abras neste ano. A empresa era ranqueada na terceira posição entre as maiores do Brasil,
Faturamento é de R$ 378,3 bilhões
Ainda de acordo com a Abras, o setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 378,3 bilhões em 2019, um crescimento nominal de 6,4% na comparação com 2018, e de 2,5% em valores reais (deflacionados).
O resultado registrado em 2019 pelo setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). O estudo destaca ainda que no ano passado o segmento chegou a 89,8 mil lojas e 1.881,8 milhão de funcionários diretos ante 1.853,1 milhão registrados em 2018, gerando 28,7 mil vagas de emprego no País.
“O ano de 2019 foi muito significativo para os supermercadistas, principalmente, pela melhoria no ambiente de negócios, com início de importantes mudanças estruturais voltadas ao incentivo à simplificação e desburocratização. Isso se refletiu no mercado de consumo e, consequentemente, no desempenho do varejo alimentar”, declara João Sanzovo.
Portal AMIS - 04/06/2020 às 19:42Fonte:
http://portalamis.org.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=1694